UNICEF lança relatório sobre Chifre da África e afirma que crise ‘está longe do fim’

Milhares de crianças já morreram e 320 mil estão em risco na região que há três meses enfrenta epidemia de fome. Agência aponta que ampliação de ajuda é urgente.

25 de Outubro de 2011 · Notícias
Tamanho da fonte: Aumentar o tamanho da letraDiminuir o tamanho da letra


Share

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançou na última quinta-feira (20/10) um relatório que avalia a situação da ajuda internacional para as crianças na região do Chifre da África. Intitulado Resposta para a Emergência do Chifre da África, o documento aponta os resultados positivos e os desafios remanescentes para salvar centenas de milhares de crianças do risco de morrer por desnutrição ou doenças.

Segundo o relatório – publicado três meses depois de ter sido declarada uma epidemia de fome na região – milhares de crianças morreram e mais de 320 mil, metade delas da Somália, estão gravemente mal nutridas e correm o risco de falecer nas próximas semanas ou meses, caso as operações de emergência não sejam rapidamente ampliadas.

Dentre os resultados positivos da resposta de emergência destacados pelo UNICEF estão o fato de que houve fornecimento de água potável para mais de dois milhões de pessoas; 108 mil crianças mal nutridas foram tratadas em centros de nutrição; 48 mil crianças tiveram acesso a espaços amigáveis e ambiente seguros, além de 1.2 milhão de crianças terem sido vacinadas contra sarampo.

As previsões para o período de chuvas, de outubro a dezembro, dão indícios de melhoras na situação da segurança alimentar no Quênia e na Etiópia, onde as chuvas começaram recentemente. Ainda assim, a experiência mostra que as chuvas sazonais após um longo período de seca aumentam o risco de inundações e de surtos de doenças como malária, cólera e pneumonia.

O Coordenador de Emergência Global do UNICEF para a crise no Chifre da África, Elhadj As Sy, afirmou que “a crise está longe do fim” e que é preciso continuar avançando em 2012.


Comentários

Deixe seu comentário










  • Jovens Negros contra o Racismo e pela Paz #DiadaJuventude #ONUeJovens

    Site especial sobre Direitos Humanos

    Segurança de Jornalistas

    Campanha Livres & Iguais -- Por direitos e igualdade LGBT!

    ONU e a Síria


    Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC) para a Europa Ocidental
    Clique aqui para acessar todas as campanhas e atividades da ONU Clique aqui para acessar todas a agenda da ONU e as datas internacionais