Setor de água é particularmente vulnerável à corrupção, alerta agência da ONU

AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA

“Quando dinheiro é desviado para ganho pessoal, as pessoas continuam a depender de fontes de água inseguras e poluídas para a higiene, o consumo e o preparo de alimentos”, alertou o UNODC.

Coleta de água em uma bomba na região de Zanzan, na Costa do Marfim. Foto: UNICEF/Asselin

Coleta de água em uma bomba na região de Zanzan, na Costa do Marfim. Foto: UNICEF/Asselin

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) destacou nesta sexta-feira (22) os efeitos negativos que a corrupção tem na gestão da água doce.

Segundo a agência da ONU, a corrupção no setor da água é uma grande preocupação. “Seja em se tratando de água para energia, para beber ou para saneamento, a água como um bem consumível é uma necessidade humana básica”, destacou um comunicado.

“Infelizmente, é também um bem pelo qual milhões de pessoas têm que lutar diariamente. Quando dinheiro é desviado para ganho pessoal, as pessoas continuam a depender de fontes de água inseguras e poluídas para a higiene, o consumo e o preparo de alimentos”, alertou a agência.

O setor da água é particularmente vulnerável à corrupção por várias razões, indicou o UNODC – a mais notável é o grande número de atores envolvidos na área, incluindo os de diversos níveis do serviço público e do setor privado. “Quando muito dinheiro está envolvido e há uma falta de transparência, a negociação de contratos, alocações, acordos e licenças é afetada”, diz o comunicado.

A corrupção também pode aumentar os custos de construção de infraestrutura de água em até 40%, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Isso equivale a um adicional de 12 bilhões de dólares por ano necessários para fornecer água potável segura e saneamento em todo o mundo.

Campanha da ONU de 2011 destaca importância do combate à corrupção para o meio ambiente.

Campanha da ONU de 2011 destaca importância do combate à corrupção para o meio ambiente.

Grandes projetos de infraestrutura de água como represas, canais, túneis, poços e drenos também são altamente lucrativos e muito cobiçados, afirmou o UNODC. “A energia hidroelétrica, por exemplo, que exige grandes investimentos e trabalhos de engenharia altamente complexos, é uma área que pode atrair operadores inescrupulosos e gerar corrupção em processos de aquisição.”

O UNODC ressaltou a importância de promover a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção e ajudar os países a implementar plenamente as suas recomendações.

O Dia Mundial da Água é comemorado todo ano em 22 de março, como forma de atrair atenção para a importância da água doce e defender o manejo sustentável desse recurso. Em cada ano o Dia Mundial da Água destaca um aspecto específico da água doce e, em 2013, a data é dedicada ao tema da cooperação em torno da água.


Comente

comentários