Seminário no Rio discute vida e legado de Sergio Vieira de Mello

13 de Agosto de 2013 · Comunicados, Destaque
Tamanho da fonte: Aumentar o tamanho da letraDiminuir o tamanho da letra


Share

No Dia Mundial da Ação Humanitária, evento também terá lançamento de campanha mundial da ONU.

Seminário no Rio discute vida e legado de Sergio Vieira de Mello

“10 Anos sem Sergio Vieira de Mello” é o nome do seminário que acontecerá no dia 19 de agosto de 2013, a partir das 8h30, no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O evento é organizado em parceria entre o Ministério das Relações Exteriores do Brasil e as Nações Unidas, com apoio da Fundação Alexandre de Gusmão.

A abertura do seminário contará com a presença do ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota, da subsecretária-geral da ONU para Assuntos Humanitários, Valerie Amos, e do coordenador residente da ONU, Jorge Chediek.

O painel que discutirá a vida e o legado de Sergio Vieira de Mello terá a presença do ex-presidente do Timor-Leste e representante especial do secretário-geral da ONU para Guiné-Bissau, José Ramos-Horta, do coordenador residente na ONU na Colômbia e da coordenadora no Panamá, Fabrizio Hochschild e Kim Bolduc, entre outros.

Na ocasião também será lançada a campanha deste ano para o Dia Mundial da Ação Humanitária, uma iniciativa do Escritório das Nações Unidas de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA). Em 2012, esta campanha mobilizou um bilhão de pessoas no mundo todo, que uniram suas vozes em favor da causa humanitária. A plataforma online oficial para a campanha www.worldhumanitarianday.org será lançada na data.

Sobre o Dia Mundial da Ação Humanitária

A Assembleia Geral da ONU proclamou 19 de agosto como o Dia Mundial da Ação Humanitária em 2008 para lembrar o ataque a bomba contra o Hotel Canal em Bagdá, no Iraque, que em 2003 causou a morte de 22 funcionários das Nações Unidas, incluindo o principal enviado da Organização ao país do Oriente Médio, o brasileiro Sergio Vieira de Mello.

Como funciona a campanha

O conceito da campanha deste ano é “vamos transformar palavras em ações”. A iniciativa é um convite para a escolha da melhor palavra para completar a frase “O mundo precisa de mais…”. Numa plataforma online, que funciona como um “mercado de palavras”, os participantes terão diversas opções.

Empresas de todo o mundo estão sendo convidadas a patrocinar uma palavra de sua escolha, por uma quantia também de sua escolha. Uma vez que a empresa parceira tenha assumido o compromisso de transformar a palavra escolhida em realidade, por meio do patrocínio, inserimos a palavra em nosso “mercado de palavras”. Cada palavra terá apenas um único patrocinador mundial.

O dinheiro arrecadado com esta campanha será destinado ao fundo humanitário global, que atende às principais crises humanitárias da atualidade: Somália, Haiti, Síria, Iêmen e Mianmar.

Saiba mais em www.worldhumanitarianday.org

Inscrições e credenciamento

Para participar é necessária inscrição prévia, que pode ser feita pelo site da Funag. A ficha e a programação estão disponíveis em http://bit.ly/16NmFmJ

Os jornalistas que vão cobrir o evento devem enviar – até as 18h de 16 de agosto – para o correio eletrônico credenciamento@itamaraty.gov.br as informações listadas abaixo:

No corpo do e-mail: Nome completo; local e data de nascimento; nacionalidade; número, data de expedição e data de validade do passaporte; nome e endereço do veículo para o qual trabalha; função; celular e e-mail para contato durante a visita; lista de equipamentos (incluindo marca, modelo e número de série). Como anexo (formato .jpg ou .pdf): Foto 3×4 digitalizada e carta em papel timbrado, assinada pela chefia imediata, solicitando o credenciamento.

Serviço

“10 Anos sem Sergio Vieira de Mello”
Espaço Tom Jobim Cultura e Meio Ambiente
Rua Jardim Botânico, 1008, dentro do Jardim Botânico do Rio de Janeiro
08h30 às 13h

Mais informações à imprensa

Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio)
Valéria Schilling e Gustavo Barreto
(21) 2253-2211 e (21) 8202-0171 | (21) 8185-0582
unic.brazil@unic.org | valeria.schilling@unic.org | gustavo.barreto@unic.org
www.unicrio.org.br


Comentários

Deixe seu comentário










  • Site especial sobre Direitos Humanos

    Segurança de Jornalistas

    Meu Mundo: participe!

    Qual a sua prioridade?



    Campanha Livres & Iguais -- Por direitos e igualdade LGBT!


    Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014

    Campanha O Valente não é Violento
    Una-se pelo fim da violência contra as mulheres


    ONU e o Sudão do Sul

    ONU e a Síria




    Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC) para a Europa Ocidental
    Clique aqui para acessar todas as campanhas e atividades da ONU Clique aqui para acessar todas a agenda da ONU e as datas internacionais