Postagens com a tag ‘Dia Mundial do Meio Ambiente’



06/06/2012


Depois de dois dias no mar, remando 150 quilômetros, as gêmeas Cláudia e Kátia Alencar, 41 anos, chegaram na terça-feira (05/06) à Baía de Guanabara. Ex-atletas da seleção brasileira de remo, as ativistas celebraram o Dia Mundial do Meio Ambiente como as primeiras mulheres brasileiras a fazer a travessia Angra dos Reis-Rio de Janeiro em barco a remo para o mar.

Ao longo do percurso, com apoio de instrutora ambiental, as irmãs coletaram dez amostras de água, entregues para pesquisadores do Laboratório de Instrumentação Eletrônica e Análises Técnicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ. A previsão é que o relatório de qualidade seja divulgado em uma semana. A atividade foi registrada no site do Desafio Mundial do Meio Ambiente, promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Praticante da modalidade há mais de 18 anos, Cláudia avalia que a aventura teve um gostinho especial. “Para a gente que viveu o esporte de uma maneira diferente, nas raias, competindo, enfrentar o mar foi o que a gente precisava para ver que nosso caminho é esse; que a gente pode, sim, usar o esporte para disseminar as mensagens de proteção do meio ambiente e, neste momento, a gente se sente fazendo parte dessa imensidão.”

Kátia conta que aprendeu diversas lições, especialmente no trecho de restinga, onde pegaram ventos de até 50 km/h e tiveram de recorrer ao veleiro de apoio. “Não dá para enfrentar a natureza, agora não é hora, em alguns momentos a gente teve que ceder e vir, ceder e vir, porque faz parte. O importante, o nosso maior desafio não era cruzar em si os 150 quilômetros, era a mensagem. Se a gente realmente não parar pra pensar nas consequências, nas responsabilidades e no compromisso de cada um no planeta, não vai ser real. Não é esperar pelos outros, mas fazer.”

A equipe registrou momentos preciosos como o baile de golfinhos na saída de Angra, mas também muitas garrafas jogadas nas praias e voos de urubus em Sepetiba. As cenas serviram para Cláudia e Kátia pedirem a preservação dos mares, tema que será debatido durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

A travessia “Remar para Preservar: Oceanos sem Resíduos”, iniciada na manhã de domingo com um abraço de canoístas à Ilha de Cataguases, foi também uma aventura virtual. Os detalhes de navegação foram transmitidos via satélite para a internet, por meio de um chip colocado no barco de apoio.

O encerramento marcou ainda a XIII Regata Ecológica da Marinha, na qual universitários e alunos da Escola Naval recolheram, em uma hora, 200 kg de lixo que flutuavam na Baía de Guanabara.



06/06/2012


No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado mundialmente no dia 5 de junho, as Nações Unidas destacaram a necessidade de mudanças de pensamento e abordagem para garantir a sustentabilidade dos recursos da Terra, apesar da crescente população mundial.

“Sustentabilidade implica em proporcionar oportunidade para todos, equilibrando as dimensões social, econômica e ambiental do desenvolvimento. Temos que refutar o mito de que há conflito entre a saúde econômica e ambiental “, afirmou o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, em sua mensagem para a data. “Com políticas inteligentes e investimentos corretos, os países podem proteger o meio ambiente, promover o crescimento de suas economias, gerar empregos decentes e acelerar o progresso social”. O Secretário-Geral enfatiza também que a crescente população mundial vai pressionar ainda mais o uso de recursos naturais – água, alimentos e energia – e os países terão de mudar os paradigmas de desenvolvimento ao encontrar soluções sustentáveis ​​para seus cidadãos.

Ban Ki-moon observou que a Conferência de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Rio+20), que será no Brasil de 20 a 22 de junho, será uma oportunidade para os países se aprofundarem no compromisso de encontrar essas soluções.

“A Rio+20 é a nossa oportunidade de aprofundar o compromisso global de desenvolvimento sustentável”, disse Ban. “Devemos concordar que o mundo precisa de um conjunto de metas de desenvolvimento sustentável que terão por base os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). E devemos fazer progressos em alguns dos blocos de construção da sustentabilidade – energia, água, alimentos, cidades, oceanos, emprego e empoderamento das mulheres”.

Em sua mensagem para marcar o Dia, a Diretora-Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Irina Bokova, observou que na Rio+20 a comunidade internacional precisa definir novos rumos para a sustentabilidade, que passam pela construção de novas formas da agricultura, o desenvolvimento de novas fontes de energia, a criação de novas formas de construção e transporte.

“Alcançar esses objetivos requer novas abordagens sobre a água potável, oceanos, terras e o clima. Requer um novo pensamento sobre o significado de progresso”, disse  Bokova. “São necessárias novas fontes de inovação e de resiliência que tenham raízes mais profundas do que recursos materiais ou econômicos. Temos de construir economias verdes sobre os fundamentos das sociedades verdes”.

A  instauração do Dia Mundial do Meio Ambiente ocorreu em 1972, como uma forma de aumentar a consciência ambiental e incentivar a atenção e ação políticas. O tema deste ano, Economia Verde: Ela te inclui?, procura sublinhar a necessidade da ação de todos.



05/06/2012


Lançamento será nesta quarta-feira, 6 de junho, no Rio de Janeiro. Relatório analisa estado ambiental global e o progresso rumo às metas internacionais.

Local: Palácio Itamaraty, Centro, Rio de Janeiro-RJ, Brasil (Av. Marechal Floriano, 196)
Data e Hora: Quarta-feira, 6 de junho de 2012, 10:30-11:30
Confira a programação

Oradores:

  • Juan Rafael Elvira, Secretário de Meio Ambiente do México
  • Achim Steiner, Diretor Executivo do PNUMA
  • Henrietta Elizabeth Thompson, Coordenadora Executiva da Conferência Rio+20
  • Carlos Nobre, Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil

Após três anos de preparação, que envolveu cerca de 300 especialistas ambientais, a quinta edição do Panorama Ambiental Global 5 (GEO-5) será lançada oficialmente no Rio de Janeiro, Brasil, no dia 6 de junho de 2012 — apenas duas semanas antes da Rio+20, que será sediada na mesma cidade.

O GEO-5 irá apresentar o atual estado do meio ambiente global à comunidade internacional, assim como tendências relacionadas, abrangendo a atmosfera, terra, água, biodiversidade e outras áreas. O estudo também inclui uma cartela global de metas ambientais acordadas internacionalmente. Progressos e falhas no caminho para atingir cerca de 90 objetivos – desde o gerenciamento de produtos químicos e os esforços contra a desertificação, até o apoio às zonas úmidas – serão exibidas em detalhes.

O GEO-5 também apresenta políticas bem sucedidas que podem ser adotadas e potencializadas por países, a fim de auxiliar na transição para uma economia verde, eficiente em recursos e com baixa emissão de carbono.

Em complemento, o GEO-5 identificou respostas políticas que permitem que todas as regiões globais lidem com seus problemas ambientais mais graves e auxiliem no desenvolvimento sustentável como um todo. O GEO-5 concentra-se nos condutores subjacentes das mudanças ambientais (como o impacto do crescimento da população, consumo e produção, urbanização) em vez de simplesmente reagir aos efeitos da degradação do meio ambiente.

Enquanto governos, sociedade civil e outros grupos se preparam para as negociações da Rio+20, o GEO-5 irá fornecer uma análise científica compreensiva que mapeia a extensão das pressões ambientais que o planeta enfrenta e as soluções para gerenciá-las de maneira sustentável.

Um painel de discussões sobre as descobertas do GEO-5 será conduzido após a coletiva de imprensa.

Os autores dos capítulos da América Latina e Caribe do GEO-5 também estarão disponíveis para entrevistas.

O lançamento dos GEO-5 regionais acontecerão simultaneamente em dez cidades, entre os dias 5 e 6 de junho de 2012.

Para mais informações sobre o GEO-5, por favor acesse www.unep.org/geo ou entre em contato com:

Redação PNUMA (Nairobi, Quênia): +254 20 762-3088 ou no e-mail unepnewsdesk@unep.org

Para confirmar presença na coletiva de imprensa, favor entrar em contato com:

Amanda Talamonte (Assesora de Imprensa do PNUMA Brasil): +55(61)3038-9237 ou no e-mail comunicacao@pnuma.org



01/06/2012


PNUMA / UNEP

Em 2012, Brasil é a sede global das atividades oficiais de celebração do dia 5 de junho.

Nairóbi / Rio de Janeiro, 1 de junho de 2012 – Do plenário do Senado Federal às ruas do Rio de Janeiro, iniciaram-se hoje as atividades do Dia Mundial do Meio Ambiente (WED), que acontece anualmente em 5 de junho e, em 2012, será sediado pelo Brasil.

Com o tema “Economia Verde: Ela te inclui?”, o Dia Mundial do Meio Ambiente 2012 deverá engajar pessoas em todo o mundo em milhares de atividades ambientais que acontecerão em torno do dia 5 de junho de 2012.

Aproximadamente uma semana após o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Brasil receberá governantes de todo o mundo para a Rio+20, que terá como tema central a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza.

Na corrida para a Rio+20, o Dia Mundial do Meio Ambiente vai promover o papel ativo de comunidades em todo o mundo na transição para uma economia verde, eficiente em recursos e com baixa emissão de carbono.

Da Argélia a Auckland, cerca de oito mil atividades agendadas para o dia 5 de junho já foram cadastradas no site www.unep.org/wed por participantes do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Ainda há bastante tempo para se envolver no WED 2012. O público está sendo estimulado a visitar o site www.unep.org/portuguese/wed e cadastrar suas atividades verdes para o Dia Mundial do Meio Ambiente.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) também lança, no dia 6 de junho, o Panorama Ambiental Global 5 (GEO-5). Após três anos de preparação, que envolveu cerca de 300 especialistas ambientais, o GEO-5 é a mais abrangente análise ambiental da ONU. Na rota até a Rio+20, o GEO-5 vai avaliar o estado do meio ambiente global e acompanhar o progresso rumo às metas internacionais de sustentabilidade.

Destaques da programação do Dia Mundial do Meio Ambiente 2012 no Brasil:

1º de junho de 2012

● Abertura da Green Nation Fest
Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro

Uma celebração de meio ambiente, educação e entretenimento, o Green Nation Fest uniu-se ao PNUMA para celebrar o Dia do Meio Ambiente através do cinema, novas mídias e outras atividades culturais. Os dez dias de festividades devem mobilizar ações comunitárias no Brasil, com o intuito de promover desenvolvimento e estilos de vida sustentáveis. Acesse aqui o site oficial (em português): www.greennationfest.com.br

2 de junho de 2012

● Lançamento do Passaporte Verde
Corcovado, Rio de Janeiro

A Rio+20 trará ao Brasil centenas de delegados de todas as regiões do mundo, lotando os hotéis e explorando a região – ações que podem deixar uma pegada significativa de carbono na cúpula. O PNUMA uniu-se ao governo do Brasil para desenvolver um novo aplicativo para smartphones que fornece informações sobre mais de 400 locais ambientalmente saudáveis e de serviços turísticos no Rio de Janeiro. O PNUMA também produziu diretrizes de sustentabilidade para os hotéis da cidade. Com o Brasil como sede da Copa Do Mundo da FIFA de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, o Passaporte Verde é um novo marco rumo ao desenvolvimento do turismo sustentável no país.

4 de junho de 2012

● Desafio do WED de Plantio de Árvores com Gisele Bündchen
Green Nation Fest, Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro

A Embaixadora da Boa Vontade do PNUMA Gisele Bündchen plantará a primeira das 50 mil novas árvores que serão símbolo do Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento marca a conclusão do Desafio do WED do ano passado, quando a supermodel competiu com o ator americano e também Embaixador da Boa Vontade do PNUMA Don Cheadle para incentivar a participação global no Dia Mundial do Meio Ambiente. Para marcar a vitória da modelo brasileira no Desafio do WED, uma nova floresta será plantada em seu país. Imediatamente após o ato simbólico, Gisele se unirá à Izabella Teixeira, Ministra de Meio Ambiente do Brasil, ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e ao Diretor Executivo do PNUMA, Achim Steiner, para uma coletiva para a imprensa e estudantes.

Lançamento do Instituto Global para Tecnologias Verdes e Emprego
13h, Coppe-UFRJ

O Diretor Executivo do PNUMA, Achim Steiner, participará da mesa-redonda de lançamento do Instituto.

● Prêmio Campeões da Terra do PNUMA
Coletiva de Imprensa: 16h30-17h45, Salão Azul, Hotel Copacabana Palace, Rio de Janeiro
Cerimônia de entrega do prêmio: 20h-0h, Salões Cristal, Palm e Galeria, Hotel Copacabana Palace, Rio de Janeiro

O emblemático prêmio ambiental da ONU será apresentado em conjunto com o WED pela primeira vez este ano. O prêmio Campeões da Terra reconhece líderes nos campos da política, ciência, empreendedorismo e lideranças de base. Este ano, a Embaixadora da Boa Vontade do PNUMA Gisele Bündchen vai fazer a entrega dos prêmios aos Campeões da Terra 2012, ao lado do Diretor Executivo do PNUMA, Achim Steiner.

5 de junho de 2012

● Celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente no Palácio Presidencial
11h, Palácio do Planalto, Brasília

A Presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, vai apresentar um pacote nacional de medidas ambientais para marcar a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente. Uma sessão especial da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente 2012 acontecerá logo em seguida ao anúncio.

6 de junho de 2012

● Lançamento mundial do Panorama Ambiental Global 5 (GEO-5) do PNUMA
Coletiva de Imprensa e Painel de Discussões
10h30-12h45, Palácio Itamaraty, Centro, Rio de Janeiro

O GEO-5 é a mais abrangente análise ambiental da ONU. O estudo, que será lançado oficialmente no Rio de Janeiro, fornece uma análise aprofundada sobre o estado ambiental global e inclui contribuições de aproximadamente 300 especialistas de todo o mundo. O GEO-5 também vai revelar o nosso progresso rumo às metas internacionais de sustentabilidade. Lançamentos paralelos acontecerão em diversas localidades ao redor do globo. Para mais informações sobre o GEO-5, acesse: www.unep.org/geo

Celebrações por todo o mundo

Além do Brasil, celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente estão sendo organizadas por indivíduos, organizações e comunidades em dezenas de localidades.

Um mapa interativo com as atividades globais do Dia Mundial do Meio Ambiente pode ser visualizado no http://www.unep.org/wed/aroundtheworld/activitymap/

Entre essas atividades, estão:

Bélgica

3-8 de junho – Bee Biodiversity Garden (Jardim de Biodiversidade – Abelhas)
Local do evento: Parlamento Europeu, Bruxelas
Milhares de plantas que convivem em harmonia com as abelhas serão exibidas na praça localizada em frente ao Parlamento Europeu, com displays e stands de informação.

Suíça

2 de junho – Celebração marca o 10º aniversário da entrada da Suíça nas Nações Unidas, 40º aniversário do PNUMA e 20 anos da Conferência Rio-92.
Local do evento: Parc La Grange, Geneva
Exposições do PNUMA e outras organizações ambientais, Paint Party sobre Economia Verde, competição pelo piquenique mais sustentável, música e jogos.

Quênia

5 de Junho – Heróis Verdes PNUMA/Mathare: Iniciativa de Gestão de Resíduos para a Economia Verde
Local do evento: Mathare, Nairóbi
Um dia de educação sobre gestão de resíduos, futebol e diversão, organizado por Maji Mazuri, uma organização para o desenvolvimento comunitário operada pela juventude de Mathare, uma das maiores favelas da capital do Quência.

Iraque

5 de junho – Festival de Arte ONU-HABITAT WED
Local do evento: Hillah Youth Centre, Hillah, Iraque
O Festival terá competições de desenho e redação sobre temas ambientais.

Tailândia

5 de junho – Seminário de Economia Verde
Local do evento: Bancoc
Organizado pelo PNUMA e pelo Centro Para Pessoas e Florestas, o seminário terá como tema “A Economia Verde a as inundações tailandesas”.

Estados Unidos

5 de junho – Painel de Discussões sobre Cidades Sustentáveis e a receptividade do Dia Mundial do Meio Ambiente
Local do evento: Escritório do Green Building Council dos Estados Unidos, Washington DC
Organizado pelo PNUMA, Green Building Council dos Estados Unidos e o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, o painel terá como tema “Cidades Sustentáveis e a Conferência da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20)”.

Panamá

5 de junho – Exibição do Documentário: “What I Grasp and What I See” (O Que Eu Entendo e O Que Vejo)
Filme narrado por comunidades ribeirinhas de duas bacias hidrográficas do Panamá. A exibição será apresentada pelo PNUMA, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Autoridade Nacional do Meio Ambiente, Autoridade do Canal do Panamá e será seguido por um painel de discussões com diretores e participantes.

Observações aos Editores

Sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente (WED) é a maior e mais celebrada data global para ações ambientais positivas e acontece todos os anos no dia 5 de junho.
As celebrações do WED começaram em 1972 e tornaram-se um dos principais veículos por meio dos quais a ONU incentiva uma maior consciência mundial sobre o meio ambiente e estimula atenção política e ações efetivas.

Visite o site oficial do WED no www.unep.org/portuguese/wed

Desafio WED 2012
Para o Dia Mundial do Meio Ambiente 2012, pessoas de todo o mundo foram desafiadas a cadastrar uma atividade que será realizana no dia 5 de junho em comemoração ao WED no www.wedchalleng.org. O objetivo é quebrar o recorde do maior número de atividades cadastradas nas quatro décadas de história do WED.

Este ano, existe um incentivo extra para o engajamento ambiental.

Cinco carros de baixo consumo de combustível, doados pela Kia Motors, serão entregues aos melhores projetos do Dia Mundial do Meio Ambiente em cada uma das seguintes categorias:

- Pessoas: Maior número de participantes envolvidos em uma atividade WED
- Tema: Tema que melhor sustente o tema oficial da WED 2012: Economia Verde: Ela te inclui?
- Criatividade: Atividade mais inovadora, diferente e divertida do WED
- Buzz: Atividade do WED que faça melhor proveito do poder das mídias sociais
- Impacto: Atividade do WED que resulte na mudança mais real e efetiva.

Para competir, todas as atividades devem ser cadastradas online até o dia 30 de junho de 2012. Os vencedores serão anunciados no dia 30 de julho de 2012. Detalhes estão disponíveis no site: www.unep.org/portuguese/wed

Para mais informações e credenciamento de imprensa para o WED, favor entrar em contato com:

Redação PNUMA (Quênia): +254 (20) 762-3088 ou pelo e-mail unepnewsdesk@unep.org

Amanda Talamonte (Brasil): +55 (61) 8175-2751 ou pelo e-mail comunicacao@pnuma.org



11/05/2012


O Comitê sobre Segurança Alimentar Mundial, da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), aprovou hoje (11/05) um conjunto de amplas diretrizes globais para ajudar os governos a protegerem os direitos das pessoas, especialmente dos pobres, de possuir ou ter acesso a terra, florestas e áreas de pesca – o Guia Voluntário sobre Governança Responsável da Posse da Terra, Pesca e Florestas no Contexto da Segurança Alimentar Nacional.

“Dar a pessoas pobres e vulneráveis a garantia de direitos equitativos de acesso a terra e a outros recursos naturais é uma condição essencial na luta contra a fome e a pobreza”, disse o Diretor-Geral da FAO, José Graziano da Silva.

Entre as questões tratadas no Guia se encontra o chamado fenômeno da ‘grilagem’. O documento recomenda que medidas de segurança sejam tomadas para proteger o direito de posse das populações locais  dos riscos que poderiam surgir a partir de aquisições de grandes escala de terra, e também para proteger os direitos humanos, os meios de subsistência, a segurança alimentar e o meio ambiente.



19/04/2012


O ator e Embaixador da Boa Vontade do PNUMA, Don Cheadle. (ONU/Paulo Filgueiras).
A conferência “Imaginar 2012: histórias para um futuro sustentável”, focada em desenvolver um futuro melhor através de filmes e documentários, terminou na terça-feira (17/04). O evento apoiado pela ONU fez um pedido para os cineastas para que eles ajudem a trazer as questões de sustentabilidade para a vida de uma maneira mais convincente.

O evento se concentrou em três questões fundamentais: cidades justas e sustentáveis; água limpa e energia verde. O ator Don Cheadle, Embaixador da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), disse: “Acho que [documentário] é uma ferramenta eficaz e espero que uma das ferramentas que nós seremos capazes de usar na busca por mais atenção ao assunto.”

“Nós das Nações Unidas acreditamos no poder do filme de sensibilizar e mobilizar ações que precisamos para mudar o mundo”, disse a Vice-Secretária-Geral, Asha-Rose Migiro. Ancorado nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), o evento ajuda a criar a atmosfera para a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

“Em última análise, esta é uma questão que todo mundo vai ter que prestar atenção porque, creio eu, vai bater forte na casa de muita gente”, disse Cheadle.



23/03/2012


Brasil sediará as celebrações globais do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2012. Material informativo e de divulgação já pode ser acessado online e em português.

Dia Mundial do Meio Ambiente de 2012

O Dia Mundial do Meio Ambiente, também conhecido como “WED”, é celebrado anualmente no dia 5 de junho. A cada ano, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) escolhe um país para receber as celebrações globais do WED. Este ano, o país-sede do WED será o Brasil, que também receberá, duas semanas depois, a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

Para incentivar a participação popular mundial em iniciativas em prol do planeta, o PNUMA lançou um site especial para o Dia Mundial do Meio Ambiente (www.unep.org/portuguese/WED), com conteúdo informativo sobre o tema deste ano (Economia Verde: Ela te inclui?), sobre o país-sede e suas iniciativas ambientais, os concursos promovidos pelo PNUMA e seus parceiros, eventos que acontecerão em todo o planeta em celebração ao WED e instruções de como participar. Também é no site do WED que o PNUMA lança, em primeira mão, vídeos e fotos dos nossos Embaixadores da Boa Vontade e de outras celebridades nacionais e internacionais que participam ativamente desse movimento global.

O site já está disponível em quatro dos seis idiomas oficiais da ONU (inglês, espanhol, francês, russo, árabe e chinês), além do Português. Por meio do site, é possível fazer o download da logo oficial do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2012, de banners e de layouts para a produção de produtos de campanha. O PNUMA incentiva todos os seus parceiros e comunidade do WED a ajudar a propagar essa mensagem, seja por meio de eventos ou pela divulgação online por meio de redes sociais, websites pessoais e institucionais.

Além disso, ao acessar a seção “Celebrar o WED”, o visitante pode cadastrar suas iniciativas e atividades para a semana do meio ambiente na agenda internacional do WED. A nossa meta é registrar o maior número de atividades da história dessa celebração e conscientizar o maior número possível de pessoas de todo o mundo sobre a importância da economia verde e do desenvolvimento sustentável para as pessoas e o planeta.

Participe do WED e acompanhe todas as novidades pelo site e pelas redes sociais!



23/02/2012


O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) anunciou hoje (22/2) que o Brasil, dono de uma das economias que crescem mais rápido no mundo, será a sede das celebrações globais do Dia Mundial do Meio Ambiente (WED, na sigla em inglês), comemorado anualmente no dia 5 de junho.

O tema deste ano – “Economia Verde: Ela te inclui?” – convida o mundo a avaliar onde a Economia Verde está no dia a dia de cada um e estimar se o desenvolvimento, pelo caminho da Economia Verde, abrange os resultados sociais, econômicos e ambientais necessários em um mundo de 7 bilhões de pessoas, que deve chegar a 9 bilhões de pessoas em 2050.

O Brasil foi sede do WED em 1992, durante a Cúpula da Terra, quando chefes de Estado, líderes mundiais, oficiais de governo e organizações internacionais se encontraram para reorientar, recalibrar e traçar um caminho rumo ao desenvolvimento sustentável.

“Ao celebrar o WED no Brasil em 2012, estamos voltando às raízes do desenvolvimento sustentável contemporâneo para criar um novo caminho que reflita as realidades, mas também as oportunidades do novo século”, declarou Achim Steiner, Subsecretário-Geral da ONU e Diretor Executivo do PNUMA.

Saiba mais clicando aqui.