19/04/2012

ONU pede para cineastas apoiarem o desenvolvimento sustentável



O ator e Embaixador da Boa Vontade do PNUMA, Don Cheadle. (ONU/Paulo Filgueiras).
A conferência “Imaginar 2012: histórias para um futuro sustentável”, focada em desenvolver um futuro melhor através de filmes e documentários, terminou na terça-feira (17/04). O evento apoiado pela ONU fez um pedido para os cineastas para que eles ajudem a trazer as questões de sustentabilidade para a vida de uma maneira mais convincente.

O evento se concentrou em três questões fundamentais: cidades justas e sustentáveis; água limpa e energia verde. O ator Don Cheadle, Embaixador da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), disse: “Acho que [documentário] é uma ferramenta eficaz e espero que uma das ferramentas que nós seremos capazes de usar na busca por mais atenção ao assunto.”

“Nós das Nações Unidas acreditamos no poder do filme de sensibilizar e mobilizar ações que precisamos para mudar o mundo”, disse a Vice-Secretária-Geral, Asha-Rose Migiro. Ancorado nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), o evento ajuda a criar a atmosfera para a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

“Em última análise, esta é uma questão que todo mundo vai ter que prestar atenção porque, creio eu, vai bater forte na casa de muita gente”, disse Cheadle.