Poluição mata mais de dois milhões de pessoas por ano no mundo, diz OMS

Organização Mundial da Saúde compilou dados dos governos. Dentre as 68 regiões avaliadas no Brasil, três têm índices aceitáveis de poluição.

27 de Setembro de 2011 · Notícias
Tamanho da fonte: Aumentar o tamanho da letraDiminuir o tamanho da letra


Share

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, anualmente, mais de dois milhões de pessoas podem morrer no mundo por problemas respiratórios causados pela poluição. Para alertar sobre os riscos à saúde provocados pela baixa qualidade do ar, a agência divulgou nesta segunda-feira (26/9) um estudo que abrange cerca de 1,1 mil cidades, em 91 países (*). No Brasil, foram considerados 68 pontos de medição em quatro estados – Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Somente as regiões de Belo Horizonte, Pontal do Paranapanema (SP) e Ibirité (MG) estão dentro do limite aceitável de poluição.

A região mais poluída dentre as verificadas no Brasil é a metropolitana do Rio de Janeiro, com índice mais de três vezes acima do tolerável. Em segundo lugar vem Cubatão, no litoral paulista. Na sequência estão a região de Atibaia e Vinhedo (SP) e a região metropolitana de São Paulo, com quase o dobro do limite recomendado. Outras regiões como Ribeirão Preto, São José dos Campos e Sorocaba, além do Centro, Noroeste e Oeste do estado de São Paulo, também apresentam índices preocupantes, assim como Curitiba, Betim (MG) e Volta Redonda (RJ).

Indústrias e transportes motorizados estão entre os maiores poluidores tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento. Desde 2004, os números de pessoas que morrem de causas relacionadas à poluição vem crescendo, mas milhões de vidas poderiam ter sido poupadas se as orientações da OMS fossem seguidas. Com este relatório, a OMS pede a implementação de políticas efetivas e o monitoramento da situação destas cidades.

(*) Os dados foram compilados a partir de relatórios governamentais disponibilizados na internet de 2008 a 2011, entretanto, cada país pode ter informações mais atualizadas.


Comentários

Deixe seu comentário










  • Jovens Negros contra o Racismo e pela Paz #DiadaJuventude #ONUeJovens

    Site especial sobre Direitos Humanos

    Segurança de Jornalistas

    Campanha Livres & Iguais -- Por direitos e igualdade LGBT!

    ONU e a Síria


    Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC) para a Europa Ocidental
    Clique aqui para acessar todas as campanhas e atividades da ONU Clique aqui para acessar todas a agenda da ONU e as datas internacionais