ONU no Brasil

Tamanho da fonte: Aumentar o tamanho da letraDiminuir o tamanho da letra
Share

O Sistema das Nações Unidas no Brasil

Sede da Coordenação da ONU em Brasília. Foto: PNUD/divulgação

Sede da Coordenação da ONU em Brasília. Foto: PNUD/divulgação

As Nações Unidas têm representação fixa no Brasil desde 1947. A presença da ONU em cada país varia de acordo com as demandas apresentadas pelos respectivos governos ante a Organização. No Brasil, o Sistema das Nações Unidas está representado por agências especializadas, fundos e programas que desenvolvem suas atividades em função de seus mandatos específicos. A Equipe de País (conhecida por sua sigla em inglês, UNCT) está conformada pelos Representantes desses organismos, sob a liderança do Coordenador Residente (clique aqui para ler seu perfil).

A UNCT é presidido pelo Coordenador Residente, posto normalmente ocupado pelo Representante Residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e tem, entre suas principais funções, a missão de definir estratégias, coordenar o trabalho da Equipe e compartilhar informações entre todos seus participantes. A elaboração de iniciativas conjuntas entre os diversos escritórios, avaliar o trabalho da ONU no País e coordenar a ação dos diversos grupos interagenciais, fazem também parte de sua missão.

Seu principal objetivo é maximizar, de maneira coordenada, o trabalho da ONU, para que o Sistema possa proporcionar uma resposta coletiva, coerente e integrada às prioridades e necessidades nacionais, no marco dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e dos demais compromissos internacionais.

A forma de apoio que o Sistema das Nações Unidas dá ao Brasil muda de uma agência para outra, já que elas desenvolvem no País as tarefas indicadas por seus respectivos mandatos e atuam em áreas específicas. Em geral, as agências atuam de forma coordenada, desenvolvendo projetos em conjunto com o governo – tanto em nível federal como estadual e municipal –, com a iniciativa privada, instituições de ensino, ONGs e sociedade civil brasileira, sempre com o objetivo de buscar, conjuntamente, soluções para superar os desafios e dificuldades presentes na criação e implementação de uma agenda comum em favor do desenvolvimento humano equitativo.

A maioria dos organismos da ONU no Brasil tem sede em Brasília, porém existem outros com sedes em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Pouco mais de 100 funcionários internacionais e 677 funcionários nacionais trabalham no Sistema ONU no Brasil (dados de janeiro de 2011).

No Brasil, a Equipe de País da ONU está constituída pelos seguintes organismos: ACNUR, ACNUDH (não residente), Banco Mundial, CEPAL, FAO, FMI, OIT, ONU Mulheres, OMPIONU-HABITAT, OPAS-OMS, PMA, PNUD, PNUMA, UIT, UNAIDS, UNESCO, UNFPA, UNIC Rio, UNICEF, UNIDO, UNODC. Clique sobre os nomes para saber mais sobre cada um deles.

Marco de Assistência das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDAF)

Denominado em inglês United Nations Development Assistance Framework, o UNDAF é o plano de ação conjunto das agências do Sistema ONU para cada país. Ele é elaborado a partir do diagnóstico apresentado na Análise Conjunta de País (CCA, na sigla em inglês) e aponta as metas de ação das Nações Unidas em nível nacional e esforços a ser realizados para articular uma visão coerente e estratégica para uma abordagem comum e integrada na promoção do desenvolvimento do país.

Acesse o documento em inglês clicando aqui e em português clicando aqui.












  • Campanha Livres & Iguais -- Por direitos e igualdade LGBT!


    Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014

    Campanha O Valente não é Violento
    Una-se pelo fim da violência contra as mulheres


    Emergência em Gaza

    ONU e o Sudão do Sul

    ONU e a República Centro-Africana (RCA)

    ONU e a Síria




    Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC) para a Europa Ocidental
    Clique aqui para acessar todas as campanhas e atividades da ONU Clique aqui para acessar todas a agenda da ONU e as datas internacionais