Sede da Coordenação da ONU em Brasília. Foto: PNUD/divulgação

ONU no Brasil

As Nações Unidas têm representação fixa no Brasil desde 1947. A presença da ONU em cada país varia de acordo com as demandas apresentadas pelos respectivos governos ante a Organização. No Brasil, o Sistema das Nações Unidas está representado por agências especializadas, fundos e programas que desenvolvem suas atividades em função de seus mandatos específicos. A Equipe de País (conhecida por sua sigla em inglês, UNCT) está conformada pelos Representantes desses organismos, sob a liderança do Coordenador Residente (clique aqui para ler seu perfil).

O UNCT é presidido pelo Coordenador Residente, posto normalmente ocupado pelo Representante Residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e tem, entre suas principais funções, a missão de definir estratégias, coordenar o trabalho da Equipe e compartilhar informações entre todos seus participantes. A elaboração de iniciativas conjuntas entre os diversos escritórios, avaliar o trabalho da ONU no País e coordenar a ação dos diversos grupos interagenciais, fazem também parte de sua missão.

Seu principal objetivo é maximizar, de maneira coordenada, o trabalho da ONU, para que o Sistema possa proporcionar uma resposta coletiva, coerente e integrada às prioridades e necessidades nacionais, no marco dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e dos demais compromissos internacionais.

A forma de apoio que o Sistema das Nações Unidas dá ao Brasil muda de uma agência para outra, já que elas desenvolvem no País as tarefas indicadas por seus respectivos mandatos e atuam em áreas específicas. Em geral, as agências atuam de forma coordenada, desenvolvendo projetos em conjunto com o governo – tanto em nível federal como estadual e municipal –, com a iniciativa privada, instituições de ensino, ONGs e sociedade civil brasileira, sempre com o objetivo de buscar, conjuntamente, soluções para superar os desafios e dificuldades presentes na criação e implementação de uma agenda comum em favor do desenvolvimento humano equitativo.

A maioria dos organismos da ONU no Brasil tem sede em Brasília, porém existem outros com sedes no Rio de Janeiro e em Salvador. Pouco mais de 100 funcionários internacionais e 677 funcionários nacionais trabalham no Sistema ONU no Brasil (dados de janeiro de 2011).

Clique nos nomes ao lado para saber mais sobre cada um deles.

Marco de Assistência das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDAF)

Denominado em inglês United Nations Development Assistance Framework, o UNDAF é o plano de ação conjunto das agências do Sistema ONU para cada país. Ele é elaborado a partir do diagnóstico apresentado na Análise Conjunta de País (CCA, na sigla em inglês) e aponta as metas de ação das Nações Unidas em nível nacional e esforços a ser realizados para articular uma visão coerente e estratégica para uma abordagem comum e integrada na promoção do desenvolvimento do país.

Acesse o documento em inglês clicando aqui e em português clicando aqui.

Outras ações conjuntas e associações

Acesse também outras ações conjuntas e associações da ONU presentes no Brasil:

Outros serviços informativos da ONU em português