ONU manterá cooperação com Timor Leste após fim da missão, em dezembro

13 de Novembro de 2012 · Notícias
Tamanho da fonte: Aumentar o tamanho da letraDiminuir o tamanho da letra


Share

Conselho de Segurança da ONU, durante sessão sobre Timor Leste. (ONU/Ryan Brown)

“A ONU não abandonará o Timor Leste em dezembro, quando a missão de paz deixará o país”, disse ontem (12) o Representante Especial Interino do Secretário-Geral e Chefe da Missão Integrada da ONU no Timor Leste (UNMIT), Finn Reske-Nielsen. “O Timor Leste ainda enfrenta muitos desafios e chegou o momento em que o país deve interagir com a comunidade internacional através de diferentes estruturas e modalidades”, disse Reske-Nielsen ao Conselho de Segurança da ONU.

Ele também informou ao Conselho que a retirada da UNMIT até o dia 31 de dezembro, conforme previsto, está caminhando em “ritmo acelerado”.

No início deste ano, o Conselho prorrogou o mandato da UNMIT – que foi criada em 2006, na sequência de uma grande crise política, humanitária e de segurança que eclodiu naquele ano – para que a Missão pudesse ajudar o país em várias tarefas fundamentais durante 2012, já que este foi um período agitado para o país.

A pequena nação que a ONU guiou para a independência em 2002 comemorou o 10º aniversário de sua independência, elegeu um novo presidente e foram realizadas eleições parlamentares, pacíficas e ordenadas.


Comentários

Deixe seu comentário










  • Site especial sobre Direitos Humanos

    Segurança de Jornalistas

    Meu Mundo: participe!

    Qual a sua prioridade?



    Campanha Livres & Iguais -- Por direitos e igualdade LGBT!


    Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014

    Campanha O Valente não é Violento
    Una-se pelo fim da violência contra as mulheres


    ONU e o Sudão do Sul

    ONU e a Síria




    Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC) para a Europa Ocidental
    Clique aqui para acessar todas as campanhas e atividades da ONU Clique aqui para acessar todas a agenda da ONU e as datas internacionais