Observação de aves pode ajudar a impulsionar indústria do ecoturismo, diz PNUMA

AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA

Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente afirmou que os Estados devem aumentar os esforços para apoiar este setor em crescimento.

Dia Mundial das Aves MigratóriasA observação de aves, um hobby popular em todo o mundo, pode apresentar significativas oportunidades econômicas para os países através do turismo sustentável, disse hoje (10/05) o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). A agência ressaltou que os Estados devem aumentar os esforços para apoiar este setor em crescimento.

“A Observação de aves desempenha um papel significativo e crescente na indústria do turismo e cria benefícios econômicos diretos e indiretos para muitos países e comunidades, incluindo os países em desenvolvimento”, disse a Secretária-Executiva da Convenção sobre a Conservação das Espécies Migratórias de Animais Selvagens (CMS), Elizabeth Maruma Mrema, em comunicado de imprensa.

O PNUMA também destacou que a despesa global de todas as áreas do ecoturismo está aumentando em cerca de seis vezes a taxa de crescimento de toda a indústria, e salientou, em particular, os potencias benefícios econômicos da observação de aves.

Nos Estados Unidos, por exemplo, uma pesquisa feita por autoridades no assunto coloca o valor econômico gerado a cada ano pela observação de pássaros e de outros animais selvagens em torno de 32 bilhões de dólares. Este valor corresponde ao produto interno bruto da Costa Rica, que também é um destino popular de observadores de aves dos EUA.


Comente

comentários