Número de desempregados no mundo aumenta e supera 200 milhões em 2013, alerta OIT

20 de janeiro de 2014 · Notícias
Tamanho da fonte: Aumentar o tamanho da letraDiminuir o tamanho da letra


Share

Foto: ONU/Jawad Jalali

A fraca recuperação da economia mundial não provocou uma melhora nos mercados de trabalho, com o desemprego global em 2013 chegando a quase 202 milhões, afirma o relatório “Tendências Mundiais de Emprego 2014″, lançado nesta segunda-feira (20) pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Segundo o documento, o crescimento do emprego continua lento, o desemprego continua aumentando – sobretudo entre os jovens – e um grande número de potenciais trabalhadores desalentados permanece fora do mercado de trabalho.

Muitos setores estão produzindo ganhos, mas estes são investidos sobretudo nos mercados de ativos e não na economia real, prejudicando assim as perspectivas de emprego no longo prazo.

Se a tendência atual continuar, serão criados 200 milhões de empregos adicionais em 2018. Isto é inferior ao necessário para absorver o número crescente de trabalhadores que ingressam no mercado laboral.

O relatório destaca a necessidade imediata de integrar os jovens à força de trabalho. Na atualidade, cerca de 74,5 milhões de homens e mulheres com menos de 25 anos estão desempregados, uma taxa mundial de desemprego superior a 13 por cento, mais do que o dobro da taxa de desemprego geral em nível mundial.

“O que necessitamos com urgência é repensar as políticas. Devemos intensificar nossos esforços para acelerar a geração de empregos e apoiar as empresas que criam empregos”, declarou o Diretor Geral da OIT, Guy Ryder. 

Tendências Mundiais de Emprego: dados

  • O número de desempregados em nível mundial aumentou 5 milhões em 2013 e superou 202 milhões de pessoas, o que representa uma taxa de desemprego mundial de 6%.
  • Cerca de 23 milhões de trabalhadores abandonaram o mercado em 2013.
  • Estima-se que o número de pessoas em busca de trabalho aumentará em mais de 13 milhões até 2018.
  • Cerca de 74,5 milhões de pessoas entre 15 e 24 anos estão desempregadas. Isto representa uma taxa de desemprego juvenil de 13,1 por cento.
  • Cerca de 839 milhões de trabalhadores viviam com suas famílias com menos de 2 dólares diários em 2013.
  • 375 milhões de trabalhadores viviam com suas famílias com menos de 1,25 dólar por dia em 2013.

Mais informações sobre o relatório podem ser encontradas clicando aqui.

 

 


Comentários

Deixe seu comentário










  • Campanha Livres & Iguais -- Por direitos e igualdade LGBT!


    Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014

    Campanha O Valente não é Violento
    Una-se pelo fim da violência contra as mulheres


    ONU e o Sudão do Sul

    ONU e a República Centro-Africana (RCA)

    ONU e a Síria




    Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC) para a Europa Ocidental
    Clique aqui para acessar todas as campanhas e atividades da ONU Clique aqui para acessar todas a agenda da ONU e as datas internacionais