Minorias, pessoas com deficiência e negócios são temas de conversa global da ONU sobre direitos humanos

AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA

Série de debates em vídeo com Alta Comissária da ONU, Navi Pillay, aborda o tema do Dia dos Direitos Humanos deste ano, “Inclusão e o direito de participar na vida pública”.

Dia dos Direitos Humanos 2012Com a aproximação do Dia dos Direitos Humanos — lembrado dia 10 de dezembro –, o Escritório do Alto Comissariado de Direitos Humanos das Nações Unidas (ACNUDH) está lançando uma conversa global através da ferramenta Google+ Hangout para facilitar a participação do público em uma ampla gama de questões de direitos relativos a pessoas com deficiência, minorias, bem como o impacto do negócio sobre os direitos humanos.

A série de quatro Google+ Hangouts — um ‘Hangout’ é uma forma de bate-papo em tempo real por vídeo — começa com uma discussão entre a sociedade civil e representantes de empresas em todo o mundo às 12h (horário de Brasília) na quinta-feira (22). Este primeiro Hangout abordará formas de garantir a participação significativa do público de comunidades, quando há a possibilidade de operações de negócios terem impacto sobre seus direitos humanos.

O primeiro Hangout é também um precursor para o Fórum das Nações Unidas sobre os Direitos Humanos e Negócios, a ser realizado em Genebra de 3 a 5 de dezembro. Quase 800 participantes se inscreveram para o Fórum, que terá como foco os ‘Princípios Orientadores sobre Direitos Humanos e Negócios’.

O segundo Hangout, previsto para 12h do dia 30 de novembro, contará com uma discussão de vídeo ao vivo entre os representantes das pessoas com deficiência, um perito das Nações Unidas e os decisores políticos da União Europeia sobre a implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Minorias étnicas, religiosas e linguísticas e outro especialista da ONU participarão do terceiro Hangout, às 12h de 4 de dezembro.

A série Google+Hangout culmina no Dia dos Direitos Humanos com uma discussão ao vivo com a Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, sobre o tema do Dia este ano — “Inclusão e o direito de participar na vida pública” — prevista para ocorrer às 12h30 de 10 de dezembro.

Os Hangouts são parte da campanha de mídia social “Faça valer sua voz” para o Dia dos Direitos Humanos de 2012. Pessoas de todo o mundo são encorajadas a compartilhar suas ideias e perguntas em várias plataformas de mídia social, usando por exemplo a hashtag #VoiceCount. Saiba quais as redes sociais da ONU na área de direitos humanos clicando aqui.


Comente

comentários