Forças de Paz brasileiras no Haiti promovem dia de atividades para 300 crianças em Cité Soleil

4 de setembro de 2012 · Notícias
Tamanho da fonte: Aumentar o tamanho da letraDiminuir o tamanho da letra


Share

Foto: Logan Abassi UN/MINUSTAH

O contingente brasileiro BRABAT 1, em conjunto com a Seção de Redução da Violência Comunitária (RVC) da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH) e a Fundação Timoun Bouke, organizou no sábado (1), em sua base em Porto Príncipe, uma série de atividades culturais para 300 crianças, de 4 a 17 anos, da comunidade Cité Soleil.

O evento, que teve como objetivo criar uma ponte entre as forças de paz brasileiras e a comunidade de Cité Soleil, contou com uma série de atividades esportivas, espetáculos de dança, canto e folclore haitiano, concursos de desenhos, pintura e oficinas educativas.

“Nossa casa se encontra logo atrás do campo de BRABAT 1 na Cité Soleil e eu tinha medo desses militares porque pensava que eles eram maus. Mas, a partir de hoje, eu os considero meus amigos porque estou acostumado com eles”, conta Jean Sindie, de 15 anos. Ela também afirmou que este dia passado no Quartel General das Forças de Paz brasileiras em Tabarre foi para ela uma chance de descobrir a cidade, porque esta foi a primeira vez que saiu de seu bairro.

“Dizem que a Cité Soleil é uma referência a bandidos e gangues, mas esta atividade nos permitiu mostrar ao mundo inteiro que existem crianças nesta comunidade que têm muito talento, apesar das difíceis condições socioeconômicas onde vivem seus pais. Temos crianças que podem conseguir grandes coisas”, afirmou Jean Samuel Irandor, presidente da Fundação Timoun Bouke, que promove atividades socioeducativas em Cité Soleil.

Esta atividade está entre os diversos quadros de intervenção da seção RVC da MINUSTAH para reduzir a violência comunitária em bairros desfavorecidos. Segundo o chefe da BRABAT 1, mantendo boas relações com a comunidade, as forças de paz podem contar com ela para manter um ambiente estável e pacífico nas localidades. Mais atividades semelhantes serão organizadas em Porto Príncipe, Gonaives e Cap Haitien por ocasião do Dia Internacional da Paz, que será comemorado no dia 21 de setembro.


Comentários

1 comentário para “Forças de Paz brasileiras no Haiti promovem dia de atividades para 300 crianças em Cité Soleil”

  1. Saullo Davi em 5 de setembro de 2012 às 8:06 pm

    Aê Thiago Costa, missão sucesso. Na capa da matéria meu velho. Chique!!!

Deixe seu comentário








  • Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014

    Campanha O Valente não é Violento
    Una-se pelo fim da violência contra as mulheres


    Meu Mundo: participe!

    Qual a sua prioridade?



    ONU e o Sudão do Sul

    ONU e a República Centro-Africana (RCA)

    ONU e a Síria




    Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC) para a Europa Ocidental
    Clique aqui para acessar todas as campanhas e atividades da ONU Clique aqui para acessar todas a agenda da ONU e as datas internacionais