Dia Mundial de Sensibilização para o Autismo – 2 de abril de 2009

“Ao proclamar 2 de abril Dia Mundial de Sensibilização para o Autismo, a Assembléia Geral das Nações Unidas ajudou a galvanizar os esforços internacionais para promover uma maior compreensão do autismo.” Mensagem de Ban Ki-moon, Secretário-Geral das Nações Unidas.

2 de Abril de 2009 · Sem categoria
Tamanho da fonte: Aumentar o tamanho da letraDiminuir o tamanho da letra


Share

Ban Ki-moon, Secretário-Geral das Nações Unidas

Ao proclamar 2 de abril Dia Mundial de Sensibilização para o Autismo, a Assembléia Geral das Nações Unidas ajudou a galvanizar os esforços internacionais para promover uma maior compreensão do autismo. Este ano, a comemoração vai ser marcada por uma série de conferências, sessões informativas, projeções de filmes, espetáculos musicais, vídeos-conferência, instalações artísticas e outras atividades realizadas pelas organizações que fazem parte do Sistema das Nações Unidas e por uma série de outros parceiros.

Fico feliz pelo número crescente de vozes que apelam, em todo o mundo, à adoção de medidas que permitam que as crianças e pessoas autistas tenham uma vida plena e produtiva. Não se trata de um sonho longínquo; é uma realidade que pode ser alcançada promovendo uma percepção positiva do autismo e uma maior compreensão deste problema crescente.

Fui testemunha do que as pessoas bondosas, que trabalham de forma incansável para este objetivo, podem conseguir. No ano passado, as Nações Unidas organizaram um concerto com os Rudely Interruppted, um grupo musical cujos membros têm diversas deficiências, incluindo o autismo. O grupo conseguiu que a audiência o aplaudisse de pé, graças a uma série de canções expressivas, e demonstrou, através da alegria que marcou a sua atuação, quanto as pessoas com deficiência têm para dar ao mundo.

As palavras do seu vocalista Rory Burnside foram especialmente inspiradoras. “O meu conselho às crianças que têm algum tipo de deficiência é: não deixes que isso te paralise. Use-a como fonte de força e não de fraqueza. Um semáforo vermelho pode conduzir a uma série de semáforos verdes, com um ou outro semáforo amarelo pelo meio. E os semáforos vermelhos são, de certo modo, apenas um teste. Os semáforos verdes e amarelos são, claramente, mais numerosos”, disse.

No Dia Mundial de Sensibilização para o Autismo, deixemo-nos imbuir deste espírito e intensifiquemos os esforços para assegurar que as crianças e pessoas autistas em todo o mundo possam se beneficiar do ambiente favorável de que necessitam para realizar plenamente o seu potencial e contribuir para a sociedade.


Comentários

Deixe seu comentário










  • Jovens Negros contra o Racismo e pela Paz #DiadaJuventude #ONUeJovens

    Site especial sobre Direitos Humanos

    Segurança de Jornalistas

    Campanha Livres & Iguais -- Por direitos e igualdade LGBT!

    ONU e a Síria


    Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC) para a Europa Ocidental
    Clique aqui para acessar todas as campanhas e atividades da ONU Clique aqui para acessar todas a agenda da ONU e as datas internacionais