Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto – 27 de janeiro de 2012

26 de janeiro de 2012 · Comunicados
Tamanho da fonte: Aumentar o tamanho da letraDiminuir o tamanho da letra


Share

Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, em ocasião do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, 27 de janeiro de 2012.

“Um milhão e meio de crianças judias morreram no Holocausto — vítimas da perseguição de nazistas e seus apoiadores. Dezenas de milhares de outras crianças também morreram. Isso incluía pessoas com deficiência assim como ciganos Romas e Sintos. Todos foram vítimas de uma ideologia inspirada pelo ódio que os classificou como “inferiores”.

Nesse ano, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto é dedicado às crianças — meninas e meninos que tiveram que enfrentar o terror e o mal absoluto. Muitos ficaram órfãos da guerra ou foram arrancados de suas famílias. Muitas morreram de fome, doenças ou nas mãos de quem lhes maltratou. Nunca saberemos como essas crianças poderiam ter contribuído para o nosso mundo.

E entre os sobreviventes, muitos estavam demasiadamente abalados para contar suas histórias. Hoje, queremos dar voz a esses relatos. É por isso que as Nações Unidas continuam a transmitir os ensinamentos universais tirados do Holocausto. E é por isso que nós nos esforçamos para promover os direitos e as aspirações de todas as crianças todos os dias em todo o mundo.

É por isso também que continuaremos a nos inspirar no magnífico exemplo de quem se destacou por suas ações humanitárias como Raoul Wallenberg, neste ano em que celebramos o seu centenário de nascimento.

Hoje, ao recordar todos aqueles que perderam sua vida no Holocausto — desde crianças até adultos –, peço que todas as nações protejam os mais vulneráveis, independente de raça, cor, gênero ou religião.

As crianças são especialmente vulneráveis ao pior da humanidade. Devemos mostrar-lhes o melhor que este mundo tem para oferecer. Obrigado.”

_______________________
Produção: Departamento de Informação Pública (DPI) das Nações Unidas. Tradução e legendas: Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio).


Comentários

4 comentários para “Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto – 27 de janeiro de 2012”

  1. pimenTaprofeTa em 26 de janeiro de 2013 às 11:28 pm

    “A história relata os fatos e os fatos fazem a história,mas do que palavras são as ações dos seres humanos que descartam a si mesmos com medo de olhar o seu reflexo no espelho e a cada nova manhã a esperança de que o dia está chegando em que todos nós aprenderemos a ser seres humanos”. Prof. pimenTa”.

    e em memória de todos os irmãos que sofreram o Holocausto,deixo esse Soneto em comemoração a vida que sempre brotará de Jerusalém!

    Por todos os que caíram por terra,
    Por causa dessa maldita guerra,
    Ficou o pranto infeliz e sem retorno,
    Dos que morreram no imenso forno.

    À chegada dos comboios a divisão
    Se fazia, e a besta sem compaixão,
    Levou as pessoas no engano,
    Gazeando-as com o rude metano.

    Segregação total e sem piedade,
    Não se importando com a idade,
    Dos que jaziam inertes no chão.

    Holocausto previsível do animal,
    Não fazendo azo do seu igual,
    Degenerando na sua contradição.

    Jorge Humberto

    Ler mais: http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=7963#ixzz2J8PHVP00
    Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

  2. nadir em 30 de janeiro de 2013 às 4:57 pm

    é muito dificil entender e aceitar as tragedias
    sejam elas naturais ou não mas quero crer que deus
    sabe de todas as coisas e que tudo tem sua razão de ser.
    que cada pai ,cada mãe e cada amigo,cada ser que esta sofrenmdo possa ser capaz de aprender com a dor tornado-se um ser melhor a cada dia

    um beijo carinhoso a todos

  3. maria lúcia moraes santana em 8 de fevereiro de 2013 às 12:29 am

    nada fica impune, Deus é justiça. Pedimos misericórdia por todos. Resignação para os que ficaram, seus familiares. Tende , Senhor compaixão e acalantai esse povo que sofre com a ausência dos seus. Nada neste mundo é à toa, nada é por acaso. Faz sentido essa data tão triste.
    Paz para todos!!!!!!!!!!!

  4. aldo de raphael em 13 de fevereiro de 2013 às 1:34 pm

    é exatamente isso; resgataram parte do que deviam porque pedriram para reencarnar e assim cumprir mais uma parte do devido. Que regressem o mais breve possivel e, de preferencia, no mesmo lar que deixaram. Se essa for a vontade de DEUS>

Deixe seu comentário








  • Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014

    Campanha O Valente não é Violento
    Una-se pelo fim da violência contra as mulheres


    Meu Mundo: participe!

    Qual a sua prioridade?



    ONU e o Sudão do Sul

    ONU e a República Centro-Africana (RCA)

    ONU e a Síria




    Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC) para a Europa Ocidental
    Clique aqui para acessar todas as campanhas e atividades da ONU Clique aqui para acessar todas a agenda da ONU e as datas internacionais