Com campanha ‘O Futuro que Queremos’, ONU convida sociedade civil a participar da Rio+20

AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA

Campanha foi lançada nesta segunda-feira (28/11) no Rio de Janeiro, na presença de representantes da ONU, do Governo brasileiro e dos chamados “major groups”.

Lançamento da campanha O Futuro que Queremos, no Brasil. Foto: Pieter Zalis/UNIC Rio.

“Se você pudesse construir o futuro, o que você gostaria de fazer?”. Esta é a pergunta fundamental que as Nações Unidas fazem à sociedade civil na campanha “O Futuro que Queremos”, lançada hoje (28/11) no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro. Como parte dos preparativos para a Conferência Rio+20, o evento reuniu representantes da ONU, do Governo brasileiro e dos chamados “major groups” – empresários, ONGs, povos indígenas, entre outros.

Assista à campanha:


(baixe aqui)

O Subsecretário-Geral para Comunicação e Informação Pública das Nações Unidas e Chefe do Departamento de Informação Pública (DPI) da ONU, Kiyo Akasaka, afirmou que a Rio+20 será uma oportunidade para que a comunidade internacional reflita sobre os desafios e as soluções para alcançar o desenvolvimento sustentável. Segundo ele, a partir de janeiro os Estados-Membros se reunirão mensalmente para discutir o documento oficial da Conferência. Ele ressaltou que é preciso haver metas mais concretas, que possam ser medidas pelas futuras gerações.

Acesse a palestra na íntegra, em português, de Kiyo Akasaka:


(Acesse esta palestra em inglês)

Akasaka cobrou mais seriedade dos governos em relação aos acordos e compromissos firmados nas conferências sobre o clima. Comentando as expectativas para a Conferência de Durban, que também teve início hoje, ele enfatizou que é preciso haver mais pressão da imprensa, dos acadêmicos e da sociedade civil por um acordo.

Ouça abaixo entrevista (em inglês) com Chefe do DPI/ONU, Kiyo Akasaka:
[audio:http://www.onu.org.br/img/2011/11/audio-kiyo-final.mp3]
(baixar o áudio)

O Diretor do Centro de Informação da ONU para o Brasil (UNIC Rio), Giancarlo Summa, comentou que a preocupação com a questão ambiental é relativamente recente dentro do Sistema da ONU e afirmou que hoje os países devem encontrar soluções através do diálogo e do multilateralismo.

Summa agradeceu o apoio da Presidente do Instituto Humanitare, Sheila Pimentel (abaixo a palestra na íntegra), para a realização do evento e defendeu as parcerias da ONU com ONGs e empresas do setor privado para dar continuidade à campanha no idioma português, um dos mais falados no mundo.

Destaque para democratização da informação

Representando o Ministério de Relações Exteriores do Brasil, o Embaixador Tovar da Silva Nunes ressaltou a importância do envolvimento da sociedade civil no processo preparatório e durante a Rio+20. Ele afirmou que a mobilização da sociedade civil tem sido uma tarefa de constante aperfeiçoamento e ressaltou a importância das mídias sociais e da democratização da internet para permitir que a Conferência seja inclusiva e participativa.


(Acesse esta palestra em inglês)

Ouça abaixo entrevista com o Embaixador Tovar da Silva Nunes:
[audio:http://www.onu.org.br/img/2011/11/audio-tovar-final.mp3]
(baixar o áudio)

O engajamento da sociedade civil e dos “major groups” também foi o cerne da fala da Chefe e do Oficial do Departamento de Desenvolvimento (Serviço de Campanhas de Comunicação/DPI), Pragati Pascale e Daniel Shepard. Eles apresentaram o objetivo da campanha, que é informar à sociedade civil sobre a Conferência Rio+20 e tornar mais concreto o conceito de desenvolvimento sustentável. “Queremos que essa seja uma campanha positiva”, disse Pascale, afirmando que serão destacados os aspectos e as soluções possíveis para as atuais crises mundiais.

A palestra na íntegra de Pascale pode ser acessada abaixo:

(Acesse esta palestra em inglês)

Ouça abaixo entrevista (em inglês) com a Chefe do Serviço de Campanhas de Comunicação/DPI, Pragati Pascale:
[audio:http://www.onu.org.br/img/2011/11/audio-pascale-final.mp3]
(baixar o áudio)

A palestra na íntegra de Shepard pode ser acessada abaixo:

(Acesse aqui a palestra em inglês)

O evento contou ainda com a participação do Presidente do Grupo Meio&Mensagem, José Carlos de Salles Gomes Neto, que reiterou a importância de uma estrutura de comunicação profissionalizada para a divulgação e o sucesso da Conferência.

Confira fotos do evento clicando aqui.


Comente

comentários