Chega ao Brasil a Subsecretária-Geral de Assuntos Humanitários da ONU

AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA

Na próxima segunda-feira, dia 2 de abril, chega ao Brasil em visita oficial a Subsecretária-Geral de Assuntos Humanitários da ONU, Valerie Amos. Ela passará por Brasília e Rio de Janeiro. No Rio, Amos dará uma coletiva de imprensa.

ONUNa próxima segunda-feira, dia 2 de abril, chega ao Brasil em visita oficial a Subsecretária-Geral de Assuntos Humanitários da ONU, Valerie Amos. Ela passará por Brasília e Rio de Janeiro. No Rio, Amos dará uma coletiva de imprensa.

Na viagem de dois dias, ela se encontrará com autoridades nacionais em Brasília, incluindo o Ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, para dialogar sobre mecanismos de fortalecimento da relação com o Brasil para os temas humanitários. Amos também deverá encontrar-se com os chefes das agências das Nações Unidas presentes no Brasil para discutir sobre os esforços que estão sendo levados adiante em temas humanitários.

No Rio de Janeiro, Amos participará de encontros com autoridades estaduais e atenderá a um diálogo com empresários e organizações não governamentais que trabalham com o tema de ajuda humanitária nos âmbitos estadual, nacional e internacional.

No dia 03 de abril (terça-feira), às 11h, antes de partir do Brasil para o Catar, ela receberá a imprensa em coletiva no Centro de Informação das Nações Unidas (UNIC Rio), durante a qual Amos falará sobre os resultados da sua primeira missão à América Latina.

A Chefe de Assuntos Humanitários das Nações Unidas, Valerie Amos, chega ao Brasil após visitar o Panamá, onde esteve entre os dias 29 de março e 1º de abril.

Esta é a primeira ocasião que Amos visita estes países em missão oficial como chefe de assuntos humanitários. Sua missão foi focada em temas relacionados ao fortalecimento do preparo e da coordenação de ações diante de desastres. Amos também é Coordenadora de Ajuda de Emergência da ONU, cargo que foi ocupado pelo brasileiro Sérgio Vieira de Mello entre 1997 e 1999.

No dia 30 de março, ela participou de um encontro ministerial durante a realização da 5ª Reunião para Fortalecimento de Parcerias Humanitárias (MIAH, da sigla em espanhol). Este é um importante fórum latino-americano que marca o encontro de Governos, Organismos Regionais e Internacionais além de Agências Humanitárias para dialogar e encontrar melhores maneiras de unir esforços para apoiar as respostas a emergências.

Sobre o Escritório das Nações Unidas de Coordenação de Assuntos Humanitários – OCHA

O OCHA (Escritório das Nações Unidas de Coordenação de Assuntos Humanitários) coordena, lidera e promove a ação humanitária mundial.

Ele existe para fazer com que as respostas a emergências sejam mais rápidas e eficientes através do apoio a instituições – tanto das Nações Unidas como nacionais e não governamentais – para responder rapidamente às primeiras necessidades das pessoas depois de catástrofes – desastres naturais, conflitos, fome –, assegurando desta maneira que as populações afetadas sejam assistidas e protegidas o mais rápido possível e de forma coordenada.

Serviço

Coletiva de imprensa com a Subsecretária-Geral de Assuntos Humanitários da ONU, Valerie Amos
Quando: 03 de abril (terça-feira)
Horário: 11h (manhã)
Local: UNIC Rio – Palácio Itamaraty do Rio de Janeiro (Av. Marechal Floriano, 196)
É necessário o credenciamento enviando nome, meio e contatos para vanessa.oliveira@unic.org

Biografia de Valerie Amos

Valerie Amos, Subsecretária-Geral de Assuntos Humanitários da ONUValerie Amos tem uma carreira marcada pelo seu trabalho na área de desenvolvimento, especialmente em países africanos. Como Ministra do Governo Britânico, trabalhou intensamente em nível global para reduzir a pobreza no continente africano, aumentando os mecanismos de ajuda por meio de iniciativas de redução de dívidas e incentivando os investimentos do setor privado no continente. Valerie Amos tem trabalhado nos últimos 30 anos com a promoção dos direitos humanos, da justiça social e da igualdade no continente africano.

Amos se destaca na política por ter sido a primeira mulher negra indicada para o gabinete britânico e a primeira mulher negra a ser líder da Câmara do Lordes. No Reino Unido, ela tem desempenhado um papel central em diversas áreas de políticas sociais. Valerie Amos é atualmente coordenadora da Real Sociedade Africana, membro da Comissão Fulbright e do Centro de Reputação Corporativa, na Universidade de Oxford.

Mais informações

Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil – UNIC Rio
Valéria Schilling (valeria.schilling@unic.org e +55-21-8202-0171) ou Gustavo Barreto (gustavo.barreto@unic.org e +55-21-8185-0582). No Panamá, Rogério Mobilia (silvar@un.org).


Comente

comentários