ACNUR e Cáritas Manaus oferecem aulas de português para facilitar integração de refugiados

17 de maio de 2012 · Destaque
Tamanho da fonte: Aumentar o tamanho da letraDiminuir o tamanho da letra


Share

Para facilitar a integração socioeconômica dos estrangeiros que buscam proteção em Manaus, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e a Cáritas Manaus oferecem cursos básicos gratuitos de português para os refugiados e solicitantes de refúgio que vivem na principal cidade da região amazônica.

O curso, que existe há mais de um ano, já beneficiou mais de 30 estudantes de diferentes nacionalidades. Uma nova turma começou nesta semana, com oito participantes (entre solicitantes de refúgio e refugiados da Colômbia e de Guiné Conacri, na África).

Todos os refugiados, solicitantes de refúgio e estrangeiros recém-chegados a Manaus com mais de 12 anos de idade podem se inscrever no curso oferecido pelo ACNUR e pela Cáritas Arquidiocesana. Eles recebem um kit de material didático com apostila, caderno, lápis e borracha. Os refugiados e solicitantes que estão no país há menos de um ano contam ainda com um auxílio transporte oferecido pelo ACNUR.

“O domínio do idioma local é uma das principais dificuldades encontradas pelos refugiados na busca por um emprego. Saber falar o português, ainda que em nível básico, ajuda os refugiados a alcançarem a autossustentabilidade e é fundamental para sua integração no país de acolhida”, afirma o representante do ACNUR no Brasil, Andrés Ramirez. Por isso, os cursos são incentivados pelo ACNUR e seus parceiros em todo o país.

Nas aulas de português oferecidas pela Cáritas Manaus, em parceria com o ACNUR, o professor adota uma didática específica que facilita o ensino do português para adultos. Além do idioma, os refugiados aprendem como preencher documentos brasileiros, como solicitar uma carteira de trabalho e como preencher corretamente um currículo profissional. O curso incluiu ainda dicas básicas sobre o dia-a-dia na cidade de refúgio.


Comentários

Deixe seu comentário










  • Campanha Livres & Iguais -- Por direitos e igualdade LGBT!


    Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014

    Campanha O Valente não é Violento
    Una-se pelo fim da violência contra as mulheres


    Emergência em Gaza

    ONU e o Sudão do Sul

    ONU e a República Centro-Africana (RCA)

    ONU e a Síria




    Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC) para a Europa Ocidental
    Clique aqui para acessar todas as campanhas e atividades da ONU Clique aqui para acessar todas a agenda da ONU e as datas internacionais